Veja o que você precisa saber antes de começar um negócio!

Em tempos de instabilidade econômica, começar um negócio não é uma tarefa fácil. Por esse motivo, para que o seu sonho empreendedor não vá para o buraco, algumas precauções devem ser tomadas. Neste artigo, daremos 04 dicas fáceis e que ajudarão na sua organização e planejamento. Afinal, são essas duas palavras que sintetizam a qualidade dos seus resultados.

04 dicas fáceis de como começar um negócio!

Mesmo com a  crise financeira, que já resulta em 13 milhões de brasileiros desempregados, o ecossistema empreendedor vem se solidificando cada vez mais!

Uma boa prova disso, é que uma pesquisa feita pela Global Entrepreneurship Monitor (GEM) e patrocinada no Brasil pelo Sebrae concluiu que a cada 10 brasileiros 4 são empreendedores.

No entanto, embora o cenário seja favorável, ainda é preciso tomar algumas atitudes antes de começar um negócio. Sendo assim, veja abaixo quais são elas:

01 Monte uma plano de negócios

Entre os erros mais comuns que os empresários cometem, não se atentar ao plano de negócios é um que pode colocar em risco todo o desempenho . Isso porque, o plano de negócios nada mais é do que uma ferramenta que ajuda a definir a missão, valores e o objetivo da sua empresa.  Além disso, é no plano de negócios que são determinados os caminhos para que as metas sejam alcançadas.

Atualmente, algumas plataformas ajudam montar um plano de negócios em poucos cliques.  Abaixo separamos 03 que podem ser do seu interesse:

 

02 Prepare-se financeiramente!

Seja a sua empresa de pequeno, médio ou grande porte, estar com capital o de giro em dia é essencial para funcionamento do seu negócio.  É importante que tal reserva tenha o montante financeiro suficiente para que as despesas  sejam pagas até o lucro realmente começar a aparecer.

Portanto, uma dica válida, caso você ainda não tenha o devido aporte financeiro, é pesquisar por aceleradoras, crowdfunding e investidores anjo.  Visto que todas essas opções ajudam a construir uma ponte entre o seu negócio e possíveis investimentos!

03 Conheça o seu público-alvo

Saber para quem é destinado o seu produto ou serviço é o tipo de informação que provavelmente aparecerá durante as suas pesquisas  do plano de negócios. Basicamente, ao conhecer o comportamento consumidor dos seus clientes, bem como os seus gostos pessoais, você verá como ficará mais fácil criar uma estratégia de comunicação assertiva, que resulte em mais vendas!

04 Fique por dentro dos registros

Estar em dia com a lei é outra questão importante na hora de começar um negócio, já que os tributos pagos ao governo provam que a sua empresa está devidamente regulamentada. O enquadramento de porte do seu negócio pode variar entre MEI, ME e EPP, cada uma dessas siglas referem-se a um perfil diferente, no qual tanto os lucros quanto os investimentos interferem na classificação.

Acima de tudo, o mais importante é conhecer as diretrizes de cada um, para saber em qual a sua empresa se encaixa!

 

E aí? Acha que agora ficou mais fácil abrir uma empresa? Compartilhe com a gente a sua opinião  e fique por dentro deste portal!